top of page

Christian Gaul

Christian Gaul encontrou seu caminho como fotógrafo através da faculdade de Literatura e de Economia. Fotografia foi seu estudo secundário, um "Minor degree", pela NYU (Universidade de Nova Iorque).

Como gosta de experimentar, seus trabalhos em estúdio mostram bastante contraste. Nesse percurso já fotografou campanhas publicitárias e editoriais para revistas como TRIP, Playboy.

Em 2003 foi procurado pela Deck Disc para fotografar o encarte para o disco Admirável Chip Novo, projeto que lançaria Pitty como uma cantora solo. Christian contou pra gente sobre esse contato e como foi o processo de produção das fotos.

  • Vimeo
  • Instagram

Como foi o processo criativo para o ensaio do Admirável Chip Novo?

O processo se deu com uma primeira reunião na gravadora, que na época eu acho que era a Natasha. Ali a gente fala de locação, roupas e um pouco da atitude que ela pode passar como cantora e compositora. A gente escuta algumas faixas, se inspira.

Nesse momento surgiu a ideia de ter os fios metálicos passando em volta da cabeça dela. Isso tudo é discutido sem entrar muito em detalhe.

A segunda parte da criação acontece no dia da foto. É quando se misturam todos os desejos criativos, sejam da Pitty, da direção de arte, ou os meus. É na locação, que foi o antigo Hotel Paineiras, que a criação realmente acontece. Porque a locação sempre inspira, nos leva para outros lugares. Ali, no entanto, usamos a ideia dos arames, que era a ideia original.

Chegaram no resultado esperado? Ou o ensaio seguiu por caminhos diferentes do que estava planejado?

Creio que dado o fato de termos tido a ideia dos arames passando em torno da cabeça dela e dado que executamos a ideia, acho que atingimos o resultado esperado sim. Nem sempre o resultado esperado é o melhor resultado e isso também é algo muito subjetivo. Digo isso, porque na minha opinião, outras fotos ficaram mais interessantes do que a foto da capa. A foto da contracapa, por exemplo, acho mais instigante.

Como foi a seleção das fotos para o encarte do disco? E sua percepção desse primeiro contato com a Pitty e a banda?

A seleção é feita em 2 etapas: Primeiro eu faço a primeira seleção, pego as melhores de todo o ensaio. Essa seleção é submetida a direção de arte, que faz a seleção final (segunda etapa).

Eu imagino que a Pitty tenha sentado com a gravadora para expor suas vontades e talvez demostrar suas fotos preferidas. Mas era o primeiro trabalho dela. Lembro que apesar dela ser muito colaborativa, tinha uma certa timidez ali. Talvez quase uma marra.

Eu lembro nitidamente de gostar dela de cara, de curtir sua personalidade forte e de ver o sotaque baiano entrando na cena rock brasileira através de uma mulher. Ela é incrível e continua surpreendendo.

bottom of page